terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mapeamento Cultural


Estamos mapeando os artistas da nossa terra!
Se você canta, dança, pinta, escreve, ou pratica qualquer forma de arte venha fazer seu cadastro.
Venha até o Paço Municipal e faça seu cadastro na Fundação Municipal de Cultura, ou então envie um e-mail para cultura@sideropolis.sc.gov.br

Mas você deve estar se perguntando.. Porque me cadastrar? Para que fazer um mapeamento? O que será feito com esses dados?
Bom, além de levantar dados relevantes para que o município se conheça, estes dados também servem para identificar as tendências culturais da região. Servem também para orientar planos, decisões e os caminhos possíveis das práticas culturais locais e regionais. Além disso, este tipo de projeto é uma boa ferramenta para detectar demandas explícitas e “ocultas” da região, servindo ainda como instrumental técnico a serviço das comunidades locais.

Com informações mais precisas sobre o fazer cultural na cidade, decorrente deste mapeamento, poderão ser impulsionadas práticas culturais mais conectadas com a realidade local, propiciando assim maior articulação também entre os movimentos e grupos culturais, que passam a se conhecer melhor. O produto final da pesquisa permite universalizar informações, disponibilizando os potenciais artísticos e culturais do município como atrativo para a população do município e da região. A pesquisa permite ainda diversificar os artistas atuantes em eventos culturais.

E ainda mais... o mapeamento é um incentivo à democracia cultural e a valorização da cultura como prática importante para todos os cidadãos.Este instrumento pode ser utilizado para o planejamento do agente cultural na região. Não é um registro frio da realidade, mas uma amostragem dinâmica das realidades materiais e simbólicas que constituem os fazeres culturais de uma região.

Está convencido?

Certamente que sim. Faça você também o seu cadastro.

2 comentários:

  1. Legal a idéia do blog... Precisamos mesmo mostrar que em Siderópolis temos gente talentosa e como temos. Só falta sair do anonimato.
    Parabéns pela iniciativa.
    Laura

    ResponderExcluir
  2. Legal a iniciativa do cadastramento dos artistas.. è muito importante para cuktura incentivar os talentos local. Parabéns continuem assim.

    ResponderExcluir